Projeto Olhar Social vai beneficiar crianças da rede de acolhimento de Ilhéus

Mais cuidado com as crianças colhidas em Ilhéus
Arquivo JBO/MaurícioMaron

A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau), firmou uma parceria com o Centro de Olhos Especializado (Cenoe) para realizar a ação Olhar Social que beneficiará as crianças da rede de acolhimento do município. O evento previsto para ocorrer no sábado, dia 25, vai beneficiar mais de 30 crianças que terão atendimento e acompanhamento oftalmológico. A ação será realizada na sede da clínica, localizada na Avenida Soares Lopes, Nº 1724, próximo ao Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.

Além do tratamento, as crianças terão um dia de diversão, brincadeiras e cuidados com os olhos. Para o secretário da SDS, Jamil Ocké, “essa ação é inovadora e garante que as crianças além da diversão também tenham o momento de cuidar da saúde ocular”. A diretora administrativa da clínica Cenoe, Alessandra Vieira acredita que “a parceria firmada só irá beneficiar as crianças pois, terão pronto atendimento com médicos renomados e equipamentos oftalmológicos de alta tecnologia”.

Rede de acolhimento – A rede de acolhimento em Ilhéus possui três instituições que abrigam crianças e adolescentes. O Abrigo Renascer atende hoje 39 crianças de zero a 11 anos que estão em situação de risco previamente determinado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude. A unidade obedece todas as regras e preceitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todas as crianças acolhidas frequentam escola e participam de atividades como natação, balé e oficinas de dança e música.

A Casa Lar Feminina, abriga meninas entre 12 e 18 anos vítimas de violências e estão longe do convívio familiar.  As adolescentes estão matriculadas na rede municipal e estadual de ensino e participam também de cursos extracurriculares como cursos de informática. A instituição tem ajudado várias meninas a sair da situação de vulnerabilidade através do estudo e do incentivo à procura do primeiro emprego através de parcerias com empresas com o Centro de Integração Empresa-Escola e programas como Menor Aprendiz.

A Casa Lar Masculina, que atende até 10 garotos, é a mais nova dessas instituições. O abrigo, localizado no Bairro do Banco da Vitória foi implantado no município em novembro de 2013. Os meninos são encaminhados à residência através da Vara da Infância, onde podem ficar até completar a maior idade ou ser conduzidos a local seguro para moradia, participando de ações conforme as suas aptidões.